terça-feira, 23 de abril de 2019

Lisboa - Panteão e a Feira da Ladra

- O Panteão Nacional, criado por Decreto de 26 de setembro de 1836, encontra-se instalado em Lisboa, na Igreja de Santa Engrácia. Nele encontram-se os restos mortais de escritores, políticos, fadista (Amália Rodrigues) e futebolista (Eusébio da Silva Ferreira).

Houve um pedido para transladação de Zeca Afonso, mas deixem-no estar em paz no local que escolheu, uma campa rasa em Setúbal.

- A Feira da Ladra andou às bolandas por essa Lisboa. Esteve no Chão da Feira, ao Castelo, provavelmente em 1272, tendo mais tarde passado para o Rossio. É no ano de 1552 que surge uma primeira notícia da realização da Feira no Rossio, na Estatística Manuscrita de Lisboa. Em 1610 aparece a designação Feira da Ladra numa postura oficial.
Depois do terramoto de 1755 instalou-se na Cotovia de Baixo (actual Praça da Alegria), estendendo-se mesmo pela Rua Ocidental do Passeio Público.
Em 1823 foi transferida para o Campo de Santana, onde esteve apenas cinco meses, voltando para a Praça da Alegria.
Em 1835 voltou para o Campo de Santana, onde se conservou até 1882, antes de passar para o Campo de Santa Clara, às terças-feiras, e, desde 1903, também aos sábados.

fonte: wikipédia

Lá vende-se de tudo, mas já não é o que era. Qualquer feira por esse país tem, o que a Feira da Ladra vende.

Sem comentários:

Enviar um comentário