quarta-feira, 24 de abril de 2019

Mouraria - Rua da Amendoeira

A Rua da Amendoeira foi no século XIX uma morada de Ana Gertrudes Severa, conhecida como "A Barbuda", uma prostituta da Mouraria, mãe da célebre Maria Severa Onofriana, já aqui referenciada.

Quero referir que esta parte da cidade de Lisboa está uma desgraça. Em 2013 foi inaugurado pelo presidente da Câmara de então, o hoje primeiro-ministro António Costa, vários retratos do fado de 26 fadistas expostos nas fachadas de prédios em ruas da Mouraria.

Deve ser sido a última vez que aqueles arruamentos estiveram em condições de receber visitantes.

Cada vez mais degradado, um dia a Mouraria, tal como aconteceu depois do terramoto, virá abaixo se não se tornar providências para requalificação do local.

... e lembrei-me quando por lá andei, da canção de Zeca Afonso "Meninos do Bairro Negro" tendo como 'pano de fundo' um dos bairros do Porto e onde ele em entrevista disse:

"A primeira vez que cheguei ao Porto depois de várias boleias era de noite… Num dos bairros da Ribeira, vejo quatro tipos a urinar para dentro de uma lata."

Aqui na Mouraria não urinavam para uma lata, mas qualquer canto servia para o efeito.

Afinal era que devia acontecer quando neste local da Rua do Capelão e arredores, era porta sim, porta não, e os marinheiros 'vazavam' águas depois de um encontro entre lençóis.

Sem comentários:

Enviar um comentário